Hoje é 22 de junho de 2017
Escolha o idioma
Choose your language
Português Inglês

Destaque

 
Orelhas de abano - dúvidas e esclarecimentos

Orelhas de abano - dúvidas e esclarecimentos

Você já deve ter ouvido alguém ser chamado de "orelha de abano" , ou quem sabe você mesmo já foi vítima de algumas dessas brincadeiras desagradáveis .. pois é , o que pouca gente sabe é que na verdade esse "apelido" é realmente o nome consagrado para o uso desta deformidade congênita.

Por tanto o portador de orelhas de abano , sofrem com o preconceito da sociedade pela sua aparência pouco harmônica. Essa deformidade é causada por um excesso de cartilagem da parte posterior da orelha ou mesmo pela pouca curvatura da mesma . E como filho de peixe, peixinho é... , não é raro ver casos familiares de orelha de abano . Não são raros nos consultórios histórias de pessoas , especialmente as mulheres que usam algumas marcas de cola rápida , nos casos em que precisam prender os cabelos , ou em casos de uma festa, onde necessitam usar penteados elaborados que evidenciariam a proeminência das orelhas. Esse comportamento só demonstra o quanto essa deformidade incomoda aqueles que a possuem.

Em crianças em idade escolar , esse problema pode ser ainda maior , pois as crianças muitas vezes sofrem problemas psicológicos em função das brincadeiras de mal gosto dos colegas , o que pode atrapalhar no desempenho escolar tirando a concentração e a motivação pelos estudos , já que a criança se recusa muitas vezes até a frequentar as aulas.

Bem , mas esse problema é relativamente simples de resolver . A maioria dos cirurgiões plásticos realiza essa cirurgia . A otoplastia ( cirurgia corretiva das orelhas de abano) deve ser realizada acima dos 5 a 7 anos, quando as orelhas já estão formadas e praticamente com seu tamanho definitivo e no momento em que pode haver maior assédio por parte dos colegas , é bom que seja feita nesta fase pra evitar os traumas psicológicos . Mas, se passado essa fase, pode ser feita em qualquer idade.

Como é a cirurgia ?

A cirurgia normalmente é realizado sob uma leve sedação associado a anestesia local e em crianças menores pode se também utilizar anestesia geral.

É feita uma incisão atrás da orelha, por onde se retira o excesso de pele e se molda a cartilagem a fim de corrigir eventuais contornos defeituosos. A orelha é então reposicionada dentro dos padrões normais. A otoplastia é uma cirurgia que requer um trabalho minucioso, para um melhor resultado e um resultado mais natural mas tem a vantagem de não demandar grandes agressões ao organismo. As cicatrizes ficam praticamente imperceptíveis , localizadas no sulco entre a orelha e o crânio.

Normalmente não há dor no pós-operatório da otoplastia. Caso venha a ocorrer, um analgésico comum, resolverá o problema. Os pontos são retirados no 10º ou 12º dia após a cirurgia. Embora o efeito imediato seja satisfatório, o resultado definitivo da otopastia é vista após a regressão do edema , que costuma ser leve.

A satisfação dos pacientes neste tipo de cirurgia costuma ser muito alta.

Se você tem esse problema ou conhece alguém que tenha , procure um cirurgião plástico Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e faça uma consulta.

Para maiores informações:

By Dra Janete Clívea.
CRM 11.112
Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Acesse: www.janeteclívea.com.br

 
voltar
 
Onde estamos
Tv. Apinagés, 42 (esquina da Conselheiro Furtado)
Batista Campos Belém PA CEP 66025-080
Tels.: (91)3083.0309 | (91)9824.8130 (Tim)
(91)8833.5121 (oi ) | (91)9207.6599(vivo)
Encontre no mapa
Mapa

Dra. Janete Clívea Cirurgia Plástica e Estética © 2014. Todos os direitos reservados.