Hoje é 24 de setembro de 2017
Escolha o idioma
Choose your language
Português Inglês

 
Cirurgia Pós-Bariátrica  

Cirurgia Pós-Bariátrica

Quando poderei realizar a cirurgia plástica após a gastroplastia?
Normalmente, é necessario esperar a adaptação do peso corporal após a gastroplastia. A curva de perda de peso é bastante acentuada nos primeiros meses, diminuindo com o tempo. Em seguida, ganham-se alguns quilos e o peso se estabiliza e deve manter-se assim. Isso leva de um ano a um ano e meio para ocorrer, e é nesse período em que podemos começar a realizar as cirurgias plásticas após a cirurgia bariátrica.

O paciente pós bariátrico , especialmente aqueles que tem grandes perdas ponderais devem ter em mente que após o processo de perda de peso , provavelmente serão necessárias várias cirurgias plásticas , a maioria realizadas de forma separadas ( uma a uma), pois a maioria são cirurgias de grande porte e associar cirurgias pode aumentar os riscos cirúrgico dos pacientes.

O paciente deve ter em mente que ganhará varias cicatrizes em seu corpo em substituição à gordura pré-existente o que apesar de assustar, mas é uma troca muito benéfica à saúde e bem estar do paciente.

QUAIS AS CIRURGIAS PLASTICAS MAIS REALIZADAS APÓS UMA GRANDE PERDA DE PESO DEPOIS DA GASTROPLASTIA?

As cirurgias plásticas mais procuradas nesses casos são:

• Mamoplastia (com ou sem próteses de silicone)
• Abdominoplastia (podendo ser a clássica ou em âncora)
• Lifting de coxas (lifting crural)
• Braquioplastia (cirurgia plastica dos braços)
• Torsoplastia (lifting do dorso)
• Gluteoplastia
• Lipoaspiração

Quando a abdominoplastia é realizada em conjunto com a torsoplastia, denominamos de lifting corporal (body lifting).

QUAIS OS CUIDADOS NUTRICIONAIS QUE SÃO TOMADOS ANTES DA CIRURGIA PLASTICA PÓS GASTROPLASTIA?

É necessário solicitar alguns exames de sangue para saber se o paciente apresenta anemia (ou diminuição dos estoques de ferro e vitamina B12), hipoproteinemia (diminuição da albumina, que é a "cola" da cicatriz), ou, eventualmente, desnutrição de alguns outros componentes importantes, como magnésio, cálcio, fósforo e zinco, caso seja necessário. O que é comum em pacientes que realizaram esta cirurgia

MINHA CICATRIZAÇÃO ESTÁ PREJUDICADA POR EU TER FEITO A GASTROPLASTIA?

Não, desde que a análise laboratorial descrita acima mostre que não há desnutrição ou falta de nenhum componente essencial para a cicatrização. Caso isso ocorra, seu médico deve repor inicialmente suas deficiências para então realizar a cirurgia e minimizar os riscos de deficiência de cicatrização

MAMOPLASTIA APÓS A GASTROPLASTIA (CIRURGIA PLÁSTICA DAS MAMAS)

É muito comum, após perder muito peso, a paciente se incomodar com a queda importante sofrida pelas mamas, além da diminuição do seu volume. Na maioria das vezes, as aréolas também se apresentam uma posição bem baixa. A cirurgia plástica de mamas após a gastroplastia tem o objetivo de levantar as mamas, restabelecendo o volume, que normalmente são realizadas com próteses de silicone (necessárias na maioria das vezes, mas nem sempre) e aumentar a auto-estima feminina.

A mamoplastia normalmente é realizada seguindo a técnica clássica do Professor Pitanguy, que resulta em uma cicatriz em "T", que normalmente tem bom aspecto no final. Como já mencionamos, na maioria dos casos é necessária a colocação de próteses de silicone, pois as mamas costumam apresentar uma flacidez importante de pele com perda de conteúdo. A recuperação e os cuidados são semelhantes àqueles de uma cirurgia plástica de mamoplastia com próteses.

ABDOMINOPLASTIA APÓS A GASTROPLASTIA ( CIRURGIA PLÁSTICA DO ABDOME)

O excesso de pele e gordura que ocorrem após a gastroplastia são, no abdômen, não somente no sentido vertical (de cima para baixo), mas também no sentido circunferencial (ao redor, na cintura). Assim, cada caso é avaliado e decidido juntamente com o paciente se sua cirurgia plástica de abdome será realizada pela técnica clássica (que trata apenas o excesso longitudinal), ou pela técnica em âncora, também denominada Flor-de-Lis. Esta última resulta em uma cicatriz em "T" invertido no abdômen, mas trata a flacidez tanto no sentido longitudinal, quanto no circunferencial. É reservada para os casos mais severos para melhor "acinturar" a paciente após grande perda ponderal. A escolha da técnica deve ser feita pela paciente juntamente com seu médico para que ambos discutam qual será o melhor resultado para cada caso

LIFTING CRURAL (DE COXAS) APÓS A GASTROPLASTIA

Essa cirurgia começa, na maioria das vezes, com uma lipoaspiração da face interna do terço superior das coxas, diminuindo o peso do retalho e facilitando a retirada de pele nas coxas ao nível das virilhas. A retirada do excesso de pele pode ser realizada resultando em uma cicatriz ao longo das virilhas, somente (técnica escolhida na maioria dos casos), ou com um prolongamento na face interna das coxas, podendo se estender até os joelhos (para os casos de flacidez severa).

BRAQUIOPLASTIA ( CIRURGIA PLÁSTICA DE BRAÇOS APÓS A GASTROPLASTIA)

A braquioplastia torna-se necessária, após a perda de peso importante, devido à possibilidade de flacidez nos braços a ponto de dificultar o uso de roupas justas ou causar constrangimentos com determinados movimentos com os braços. A cirurgia nesses casos, na maioria das vezes, resulta em uma cicatriz longitudinal (ao longo da face interna dos braços), que pode se estender da axila ao cotovelo. Nos casos mais leves, pode-se realizar apenas uma lipoaspiração na face póstero-lateral dos braços, sem deixar cicatrizes aparentes.

TORSOPLASTIA ( CIRURGIA PLÁSTICA DO DORSO)

Essa cirurgia é normalmente realizada em continuação com a abdominoplastia e resulta em uma cicatriz baixa, nas costas, semelhante à da abdominoplastia, para tratar a flacidez ao nível da cintura, nas costas e melhorar a flacidez dos gluteos.

GLUTEOPLASTIA (CIRURGIA PLÁSTICA DE IMPLANTES DE SILICONE NOS GLÚTEOS)

Com a perda de peso após a gastroplastia, a flacidez e falta de volume nos glúteos podem incomodar. A solução é a colocação de implantes (próteses) de silicone nos glúteo. A cirurgia plástica dos glúteos é realizada com uma incisão entre os glúteos, sem deixar cicatrizes aparentes. As prótese são colocadas no meio dos músculos, resultando em uma projeção homogênea e atraente.

LIPOASPIRAÇÃO APÓS A GASTROPLASTIA (LIPO APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA)

Quando a perda de peso, apesar de grande, ainda deixou algumas gorduras localizadas e sem muita flacidez de pele, pode-se realizar a lipoaspiração nessas áreas, com excelentes resultados. Áreas do corpo que podem ser lipoaspiradas incluem submento (papada), dorso, flancos, abdômen, culotes, face interna de coxas, joelhos e região pré-axilar.

 
voltar
 
Onde estamos
Tv. Apinagés, 42 (esquina da Conselheiro Furtado)
Batista Campos Belém PA CEP 66025-080
Tels.: (91)3083.0309 | (91)9824.8130 (Tim)
(91)8833.5121 (oi ) | (91)9207.6599(vivo)
Encontre no mapa
Mapa

Dra. Janete Clívea Cirurgia Plástica e Estética © 2017. Todos os direitos reservados.