Hoje é 25 de julho de 2017
Escolha o idioma
Choose your language
Português Inglês

 
Lipoaspiração  

Lipoaspiração

Atualmente, a lipoaspiração um dos procedimentos mais realizados em cirurgia plástica. Desenvolvida há cerca de 30 anos, esta técnica oferece vantagens significativas sobre os outros métodos de cirurgia do contorno corporal. A mais importante delas refere-se às cicatrizes, que são muito menores (em torno de 1 cm) e ficam praticamente imperceptíveis. É importante que o cirurgião se preocupe em deixar as cicatrizes em áreas escondidas e fazer o menor número de incisões possíveis, porem atingindo o objetivo da paciente e do cirurgião. Tento sempre colocar as cicatrizes em áreas de dobras naturais da pele ou sombras , que minimiza a visualização da mesmas.

A lipoaspiração não é uma cirurgia de emagrecimento. E sim, visa remover os depósitos de gordura que habitualmente localizam-se nos quadris, coxas, abdome, joelhos e no pescoço. Nas mulheres, o estrógeno contribui para a formação de depósitos principalmente nas nádegas e culotes, visando oferecer energia extra durante a gravidez e o aleitamento. Nos homens, as influências hormonais levam à deposição de gordura principalmente na região abdominal e na cintura. Portanto, pacientes com gordura localizada e que não respondem a programas de dieta e exercícios são candidatos ideais para esta cirurgia. Vale lembrar que o procedimento não substitui os bons hábitos de alimentação, exercícios e não deve ser indicado em pacientes obesos que consideram-no a "salvação" em termos de perda de peso.

A LIPOASPIRAÇÃO É SEGURA?

Apesar de sua popularidade, a lipoaspiração deve ser cuidadosamente indicada, realizada por pessoa habilitada (Cirurgião Plástico. Membro da SBCP) que pode ser consultada no site da sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) www.cirurgiaplastica.org.br e em local adequado ( Ambiente Hospitalar), com equipe coesa entre cirurgião e anestesista . A anestesia pode ser geral ou peridural de acordo com as indicações do anestesista e cirurgião para cada paciente.
Também deve-se ter parcimônia na retirada de gordura , o recomendado pela SBCP é que a retirada de gordura não ultrapasse 5 a 7% do peso corporal total.

Os exames pré operatórios devem ser realizados de forma a fazer uma avaliação das condições do paciente para a cirurgia... Estando tudo bem , a lipoaspiração realizada nas formas indicadas acima tende a ser muito segura e com resultados fantásticos.

OS RESULTADOS SÃO SATISFATÓRIOS?

Com certeza não há outra forma de reduzir gorduras localizadas de forma tão eficaz e satisfatória, os ressultados são mesmo surpreendentes. Os resultados dependem também da capacidade de retração da pele no local tratado, após a remoção da gordura. Esta retração costuma ser mais intensa em pacientes com pele espessa e sem flacidez. Nos casos onde há flacidez de pele além dos depósitos de gordura, procedimentos envolvendo a retirada desta pele (além da gordura) são necessários. Nestes pacientes, a simples remoção da gordura utilizando a lipoaspiração tenderá a acentuar as rugas e dobras decorrentes da flacidez da pele, gerando resultados insatisfatórios.

COMO É A TECNICA CIRURGICA?

O procedimento começa com a injeção de uma solução chamada "tumescente" na gordura abaixo da pele. Esta solução, que contém soro fisiológico e adrenalina , minimiza a perda de sangue, o inchaço e as dores durante o pós-operatório. Além disso, o tecido gorduroso fica mais frouxo, facilitando o processo de aspiração. O resultado final é o aumento da segurança e eficácia da lipoaspiração, permitindo a retirada de volumes de gordura progressivamente maiores com maior conforto ao paciente.

A segunda fase do tratamento consiste da aspiração de gordura utilizando cânulas ôcas de diferentes tamanhos para modelar as regiões tratadas. Em geral, a cirurgia começa com cânulas de maior diâmetro e as cânulas mais finas são utilizadas posteriormente na moldagem final da região. Através da criação de túneis e de movimentos de vai-e-vem, a cânula deve aspirar os depósitos localizados abaixo da pele de forma uniforme, evitando assim o aparecimento de irregularidades no contorno corporal.

COMO É O PÓS OPERATÓRIO?

Pacientes submetidos à lipoaspiração devem manter repouso absoluto durante os primeiros 5 dias, ingerindo grande quantidade de líquidos para repor os fluidos perdidos durante a cirurgia. O paciente deve evitar levantar-se rapidamente e realizar qualquer esforço, pois a ocorrência de tonturas é bastante freqüente neste período. Após 15 dias já é possível retornar as suas atividades habituais.O inchaço é normal após este procedimento e começará a melhorar após 1-2 semanas, assim como as manchas roxas.

QUANDO POSSO IR À PRAIA?

É fundamental proteger-se do sol por pelo menos 2 meses, para evitar a ocorrência de manchas na pele.

QUAIS AS RECOMENDAÇÕES PÓS OPERATÓRIAS?

Visando acelerar a reabsorção do inchaço e auxiliar a cicatrização dos tecidos, uma cinta de suporte deve ser utilizada por cerca de 2 meses. A realização de fisioterapia ( drenagem linfática ) é recomendada pelos mesmos motivos e pode ajudar a evitar o aparecimento de irregularidades e depressões nas áreas tratadas.

COM QUANTO TEMPO VOU VER RESULTADO?

Como na maioria das cirurgias plásticas, o contorno final só pode ser apreciado após pelo menos 2-3 meses.

QUANTO TEMPO VOU FICAR AFASTADA DE MINHAS ATIVIDADES?

A paciente pode retornar ao trabalho se for leve em uma semana ou 10 dias e o retorno às atividades físicas é permitido após 3-4 semanas.

 
voltar
 
Onde estamos
Tv. Apinagés, 42 (esquina da Conselheiro Furtado)
Batista Campos Belém PA CEP 66025-080
Tels.: (91)3083.0309 | (91)9824.8130 (Tim)
(91)8833.5121 (oi ) | (91)9207.6599(vivo)
Encontre no mapa
Mapa

Dra. Janete Clívea Cirurgia Plástica e Estética © 2014. Todos os direitos reservados.