Hoje é 24 de setembro de 2017
Escolha o idioma
Choose your language
Português Inglês

 
Mamoplastia Redutora  

Mamoplastia Redutora

A cirurgia das mamas talvez seja a mais delicada das cirurgias plásticas por envolver uma área erógina da mulher que deve ser preservada , pois a sensualidade da mulher é diretamente representadas pelas mamas e a qualidade sexual desta área deve ser levada em conta . Algumas vezes pode haver diminuição da sensibilidade mas que na maioria dos casos retorna após alguns meses.

Por ser um orgão de grande projeção da mulher , ele é evidenciado a toda hora e todos os dias e por isso seios bonitos são essenciais para a beleza e sensualidade da mulher. Diversas técnicas podem ser usadas para a redução de mamas , mas a maioria delas são descendentes da técnica de pitanguy e tem cicatrizes na região do sulco mamário , verticalmente abaixo da aréola ( ou seja , um "T" invertido ) e periareolar , normalmente essas cicatrizes são bem aceitas pelas pacientes por ficarem em áreas de sombra da mama , não ficando evidentes.

O pós operatório exige um repouso relativo de 15 dias afastado de suas atividades habitais, a paciente pode movimentar os braços de forma suave e realizar sua higiene pessoal sozinha como escovar os dentes, pentear os cabelos e etc... desde que de forma delicada. É necessário o uso de Sutiã indicado pelo médico , nos primeiros dias até 1 a 2 meses , pra dar sustentação na mama e conforto na paciente . O retorno as atividaes físicas é liberado com 3 a 4 meses.

A CIRURGIA DE REDUÇÃO MAMÁRIA DEIXA CICATRIZES?

Esta cirurgia permite-nos colocar as cicatrizes bastante escondidas, o que é muito conveniente nos primeiros meses. As cicatrizes passarão, obrigatòriamente, por diversas fases até que se atinja a fase final de maturação. Assim é que temos:

a- PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto pouco visível Alguns casos apresentam uma discreta reação aos pontos ou ao curativo.

b- PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o l2º mês. Neste período haverá um espessamento natural da cicatriz, bem como uma mudança na tonalidade de sua cor, passando do "vermelho para o "marrom" que vai, aos poucos, clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural de cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois, o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.

c- PERÍODO TARDIO: Vai do 12º ao l8º mês. Neste período a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia das mamas deverá ser feita após este período.

ONDE SE LOCALIZAM AS CICATRIZES?

Dependendo da técnica empregada, poderemos ter variações quanto às cicatrizes. Normalmente existem cicatrizes situadas em forma de "T" invertido, na parte inferior da mama. Aquela situada em torno da aréola fica bastante disfarçada pela própria condição de transição de cor entre a aréola e a pele normal.

OUVI DIZER QUE ALGUMAS PACIENTES FICAM COM CICATRIZES MUITO VISÍVEIS. POR QUE ISSO ACONTECE?

Certas pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertófica ou ao quelóide. Esta tendência, deverá ser avaliada pelo médico, durante a consulta inicial, oportunidade em que lhe são feitas perguntas sobre sua vida clínica pregressa, bem como características familiares, que muito ajudam quanto ao prognóstico das cicatrizes. Pessoas de pele clara não tendem a sofrer esta complicação cicatricial hipertrófica. Cicatrizes de cirurgias anteriores ou mesmo acidentais, ajudam no prognóstico.

EXISTE CORREÇÃO PARA CICATRIZES HIPERTRÓFlCAS?

Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir entretanto, o "período mediato" da cicatrização normal (do 30º dia até o 12º mês) como sendo uma complicação cicatricial. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução deverá ser esclarecida com seu médico e nunca com outras pessoas que, como você, "também estão apreensivas quanto ao resultado final".

COMO FICARÃO MINHAS NOVAS MAMAS, EM RELAÇÃO AO TAMANHO E CONSISTÊNCIA?

As mamas podem ter seu volume reduzido através da cirurgia; além disso sua consistência e forma também são melhoradas com a cirurgia. Assim é que, para os casos de redução de volume e levantamento de sua posição, podemos optar por vários volumes, dentro das possibilidades que a mama original nos permita planejar, sem compromete-la futuramente. Aqui, como no caso do aumento do volume, deverão ser equilibradas as proporções entre o volume da nova mama e o tamanho do tórax da paciente afim de se obter maior harmonia estética. Nessa ocasião procura-se melhorar o aspecto quanto à flacidez e a forma da mama original.

EM QUANTO TEMPO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?

Apesar do resultado imediato e mediato satisfazerem bastante às pacientes, somente entre o 8º e 18º mês é que as mamas atingirão sua forma definitiva.

NO CASO DE NOVA GRAVIDEZ, O RESULTADO PERMANECERÁ OU FICARÁ PREJUDICADO?

O resultado, poderá ser preservado, desde que a paciente controle seu aumento de peso na nova gestação. Geralmente não há problema, em caso de nova gravidez. Quando se tratar de mamas muito grandes, que foram reduzidas acentuadamente, a lactação poderá ficar prejudicada. Em casos de pequenas e médias reduções a lactação poderá ser preservada. Algumas pacientes poderão apresentar diminuição da sustentação da pele mamária.

O PÓS-OPERATÓRIO DA CIRURGIA MAMÁRIA É DOLOROSO?

Geralmente não, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação dos braços nos primeiros dias.

HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?

Raramente a cirurgia plástica mamária sofre complicações sérias. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente, além de o cuidado sobre a conveniência de associação desta cirurgia, simultaneamente a outras. O perigo não é maior ou menor que viajar de avião, automóvel, ou atravessar uma via pública.

QUAL O TIPO DE ANESTESIA UTILIZADA?

Anestesia geral, peri-dural ou associada.

QUANTO TEMPO DURA O ATO CIRÚRGICO?

Dependendo de cada tipo de mama, de 3h a 5 horas. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?

Em média 24h podendo se estender a 48h.

QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?

São retirados em torno do 8o. ao 15o. dia, sem maiores incômodos.

 
voltar
 
Onde estamos
Tv. Apinagés, 42 (esquina da Conselheiro Furtado)
Batista Campos Belém PA CEP 66025-080
Tels.: (91)3083.0309 | (91)9824.8130 (Tim)
(91)8833.5121 (oi ) | (91)9207.6599(vivo)
Encontre no mapa
Mapa

Dra. Janete Clívea Cirurgia Plástica e Estética © 2017. Todos os direitos reservados.