Hoje é 25 de julho de 2017
Escolha o idioma
Choose your language
Português Inglês

 
Rinoplastia  

Rinoplastia

A Rinoplastia ou plástica no nariz como é popularmente conhecida se trata de corrigir imperfeições no nariz para que o rosto se torne mais harmonioso, sendo indicado para pessoas com desproporção ou desarmonia entre o nariz e face.
Este tipo de cirurgia aparentemente complexa pode ser realizada em pacientes maiores de 15 anos com autorização dos pais ou responsáveis legais, sendo que se avalia que nesta idade crescimento dos ossos nasais está completamente definido. Mas antes de realizar a cirurgia, o paciente deve ter em mente que a rinoplastia é um procedimento para correção de imperfeições, onde o nariz será operado de acordo com as feições do rosto da própria pessoa, sendo que neste caso não há formas de se produzir mágicas, ou um nariz igual ao outro.

A rinoplastia deve ser muito bem esclarecida ao paciente, pois pode modificar seu rosto de forma consistente e o paciente deve estar preparado para essas mudanças , podendo haver alterações de suas caracteristicas familiares e genéticas, por tanto é importante que o médico ouça quais as espectativas reais do paciente diante da cirurgia, o que exatamente ele deseja , para que a cirurgia fique esteticamente agradável e factível. Na rinoplastia , não é possivel dizer " eu quero meu nariz igual daquela atriz ou ator" pois as feições e formatos faciais são diferentes e dee ser feiro um estudo junto ao cirurgião de quais modificações podem ser feitas.

Como o paciente deve encarar a cirurgia de nariz (rinoplastia) ?

Os pacientes devem saber que não existe nariz perfeito. Todos nós temos defeitos que seriam facilmente apontados por um especialista nesse tipo de cirurgia. Por isso, o paciente deve encarar a cirurgia como uma maneira de MELHORAR o formato do seu nariz. Portanto, o resultado deve ser analisado como um todo, se o paciente analisar cada milímetro do nariz operado, ficará extremamente estressado após a cirurgia! A perfeição nesta cirurgia pode até ser atingida, mas é pouco provável pois trata-se de uma cirurgia muito difícil e cujo tecido de cicatrização não está sob o controle do cirurgião. O grande inimigo desta cirurgia é a fibrose que se forma após a cirurgia e que tende a puxar as cartilagens e/ou gerar deformidades de contorno. Por isso, é muito importante que o médico saiba utilizar as técnicas corretas para evitar o efeito deletério desta fibrose. Mas mesmo assim há risco do resultado ser desfavorável se o corpo responder de uma forma inesperada!

Quais exames pré-operatórios são necessários para realizar uma rinoplastia ?

Isto varia de acordo com a conduta do médico. Eu recomendo a realização de um RX de tórax, Eletrocardiograma, exames de sangue (hemograma, coagulação, glicemia, função renal, etc.) e uma Tomografia Computadorizada dos ossos nasais e seios da face se houver sintomas respiratórios.

A cirurgia de nariz (rinoplastia) moderna tem como princípio básico a construção de um nariz bonito e funcional. Em outras palavras, a manutenção da função respiratória deve ser uma prioridade absoluta. Nesta cirurgia, as cartilagens e ossos que formam o esqueleto do nariz são esculpidas de acordo com as características do nariz e da face do paciente. Quase sempre é necessário utilizar enxertos de cartilagem, retirados do próprio nariz, costela ou da orelha, para corrigir as alterações de contorno e fortalecer o esqueleto remanescente. Em casos onde há dificuldade respiratória, pode ser necessário corrigir desvios do septo nasal e das outras estruturas que formam as vias responsáveis pela passagem do ar.

Existem diferenças racias na forma como operar um nariz ?

Sim, as diferenças racias devem ser levados em conta nas cirurgias de nariz , pois em pacientes de pele branca e fina , as deformidades mínimas da cirurgias poderam ficar visíveis e tornarem se incômodas ao paciente, enquanto pacientes com narizes de pele grossa ou negroides , essas deformidades podem ser camufladas pela pele espessa.

O resultado do pós operatório é imediato ?

Não , a cirurgia de nariz , principalmente quando associado a fraturas osseas tende a inchar bastante, o que leva em média de 1 mês para regredir 70% do inchaço, podendo ainda haver manchas roxas perioculares que melhoram em média com 15 dias . A cirurgia requer repouso de um mínimo de 15 dias para evitar sangramentos , os outros 20 a 30 % do edema regridem em média de 6 meses a até 1 ano , quando os tecidos estão totalmente reorganizados. Por tanto qualquer "retoque" necessário deve ser feito após este período quando os tecidos já estão estáveis e bem acomodados.

 
voltar
 
Onde estamos
Tv. Apinagés, 42 (esquina da Conselheiro Furtado)
Batista Campos Belém PA CEP 66025-080
Tels.: (91)3083.0309 | (91)9824.8130 (Tim)
(91)8833.5121 (oi ) | (91)9207.6599(vivo)
Encontre no mapa
Mapa

Dra. Janete Clívea Cirurgia Plástica e Estética © 2014. Todos os direitos reservados.