A procura pela cirurgia salta de 4.591 para 8.091 no último ano
"Queria dar uma levantadinha no bumbum, que estava meio caído", comenta a advogada carioca Marta Vaguel Wada, que implantou silicone nos glúteos há quase dois anos. Hoje, aos 51 anos, ela garante que chama a atenção por onde passa. "É só emagrecer um pouquinho que o bumbum fica mais modelado ainda", afirma.
Apesar de serem bem menos populares que os implantes nos seios, as próteses para o bumbum estão caindo no gosto das brasileiras. Uma pesquisa Ibope, encomendada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), revela que 8.091 gluteoplastias foram realizadas em 2009. O número é quase duas vezes maior que o registrado em outra pesquisa do ano anterior, de 4.591 operações.
Essa variação é muito mais expressiva que o crescimento total de plásticas, que passou de 629 mil para 645 mil, entre 2008 e 2009.
"A operação se tornou mais segura e eficaz", resume Fernando Serra, cirurgião plástico da SBCP. Ele explica que a técnica já existe há 12 anos, mas ela teve uma queda recente no índice de complicações.
Isso porque a forma de implantar o silicone mudou. "Antes ele era colocado abaixo do músculo, o que poderia prejudicar o nervo ciático", alerta o médico. Agora, a prótese é inserida dentro do músculo. "Fica mais natural, porque parece que o músculo cresceu", explica Serra.
2024 © Dra. Janete Clívea. Todos os direitos reservados.