A Clitoroplastia é a redução ou a diminuição da exposição do clítoris por meio de cirurgia especifica. Pode ocorrer pelo uso excessivo de anabolizantes, ou pode ter causa idiopática, ou seja, naturalmente.
A CIRURGIA
Na cirurgia, promovemos a pexia ( ou fixação ) do clítoris no púbis diminuindo sua exposição, sem lesionar o feixe vasculonervoso que é delicadamente dissecado durante a cirurgia, mantendo a inervação intacta para não deixar sequelas de perda de perda da sensibilidade no organismo sexual feminino.
DURAÇÃO
A cirurgia pode durar de 1 a 3 horas.
TEMPO DE INTERNAÇÃO
Tempo de internação de 6 a 12 horas.
ANESTESIA
A anestesia pode ser local com sedação ou raquidiana.
PÓS OPERATÓRIO
O pós operatório costuma ser muito bem tolerado, o paciente necessita de repouso relativo por 5 dias de suas atividades habituais e repouso sexual de 30 dias, evitar traumas locais, como andar de moto, bicicleta, cavalo pelos mesmos 30 dias e evitar uso de roupas apertadas como calcas jeans que encostem no local.
O QUE ESPERAR DOS RESULTADOS
A ideia da Clitoroplastia é esconder mais o clítoris de forma a diminuir a sua exposição, com a técnica de clitoropexia consegue-se uma diminuição de 1 a 2 cm de sua exposição, o que para clítoris exposto é o suficiente. Em casos raros de clitoromegalia pode ser necessárias outras técnicas mais agressivas.
COMPLICAÇÕES
As possíveis complicados desta técnica, são hematomas locais, equimoses, infecção, sangramentos, discências, resultado insatisfatório e perda da sensibilidade, esta, normalmente quando acontece, é temporária e transitória.
2024 © Dra. Janete Clívea. Todos os direitos reservados.